Projeto definido e já com ações planejadas, a UIS passou a convocar a comunidade espeleológica internacional através dos seus meios de comunicação — UIS-Bulletin (http://uis-speleo.org/index.php/uis-bulletin-bi-annual-newsletter-2), Facebook (https://www.facebook.com/uisspeleo), sítio (www.uis-speleo.org) — através dos membros da sua diretoria, dos delegados e sociedades espeleológicas nacionais dos países membros e de qualquer espeleólogo ou organização espeleológica ao redor do planeta, para que se promovam ações não apenas durante o ano de 2021. Com o avanço da pandemia do Covid-19 e consequente adiamento de tantos eventos ao redor do mundo, o IYCK foi prorrogado até o final de 2022.

No Brasil a proposta da UIS foi formalmente apresentada em junho de 2019 durante as atividades do 35º CBE, em Bonito (MS), e oficialmente lançada em novembro do mesmo ano, na sede da Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE), em Campinas (SP), durante as comemorações pelos 50 anos da SBE. Desde então qualquer espeleólogo ou grupo de espeleologia, desde que queira, está convidado a fomentar ações em prol do IYCK-2021.

A UIS gostaria que as entidades nacionais organizassem e dirigissem programas nos seus respectivos países, mas não descarta que grupos e espeleólogos promovam ações independentes. Entretanto tais iniciativas e ações sejam com aval ou com o conhecimento da sociedade nacional (a SBE, no nosso caso) que representa seu país no âmbito internacional.

Com espírito de integração a esse programa internacional da UIS, a SBE se mobiliza para centralizar todas as ações em nosso território. Para isso, criamos esse espaço para servir não apenas como registro histórico e futura prestação de contas de tudo o que for realizado por aqui. Queremos estimular a participação de todos. Ao ler as atividades aqui relatadas, certamente surgirão ideias que se encaixam como atividade adequada para sua cidade ou região. O importante é contribuir para o que chamamos de “popularização” das cavernas e do carste.

Lembrando que “Internacional” nem sempre significa “grande”. O que a UIS pede é que cada um faça “o que puder”. Muitas vezes, várias atividades pequenas podem ser melhores para atingir o público do que um grande evento. Como ajuda ao seu planejamento, a UIS disponibiliza dois guias que certamente lhe serão úteis: o Guia de Planejamento para o IYCK e outro guia semelhante, porém, para planejar atividades virtuais nesse período de pandemia prolongada.

Veja o material de divulgação do Ano Internacional das Cavernas e do Carste 2021.