Atividade virtual realizada em 14 de janeiro de 2021, através das plataformas Google Meets e YouTube, sob coordenação da SBE.

Encontro virtual organizado com o intuito de reunir a comunidade espeleológica brasileira para planejar atividades durante o ano de 2021 com foco no IYCK.

Com a parte técnica a cargo do Rafael da Fonseca Ferreira e Elizandra Goldoni Gomide, foi realizado através da plataforma Google Meets e transmitido ao vido pelo YouTube. Aproximadamente 40 participantes assistiram a abertura do evento realizada por Allan Silas Calux (Presidente da SBE).
Nivaldo Colzato realizou uma apresentação sobre a instituição UIS e o IYCK, mostrando seus objetivos básicos e alguns tipos de iniciativas que podem ser implementadas em favor da proteção das cavernas e do carste e com a chancela do IYCK.
Em seguida, Paulo Arenas falou sobre o 36º CBE, estágio de organização e a preocupação com o possível adiamento do evento devido a pandemia. Um mês depois do webinar o 36° CBE foi adiado para 20 a 23 de abril de 2022.
Seguiu-se um debate sobre diversas atividades possíveis de realização durante o IYCK:

● Luciano Faria, do Opilião – Grupo de Estudos Espeleológicos (OGrEE): sugeriu vincular ao IYCK as comemorações dos 220 anos de nascimento de Peter Lund, que será em junho de 2021.

Luciano Faria informou que devido ao seu trabalho de doutorado versando sobre História da Ciência, o salitre em Minas Gerais, cavernas e o trabalho de Lund inclusive, colocou-se à disposição para atividades que promovam a História da Espeleologia. Ele conhece jornalistas que aceitariam como pauta esses temas e o IYCK;

● Rafael Fonseca, do EGRIC: reforçou a importância de divulgar na mídia esse tema citado pelo Luciano Faria, como também, todas as questões sobre caverna, importância de preservação, seja em canais digitais ou até mesmo em programa televisívos. Incentivou a busca por jornalistas, comunicadores, grandes youtubers, enfim, “pessoas que sabem falar para as grandes massas”. Saindo deles a repercussão é muito maior;

● Patrícia Ferreira Gomes: sugeriu dos grupos criarem uma série de vídeos por região. Luciano Faria completa que esses vídeos devem ser postados no YouTube e Instagram;

● Rafael Balestrieri, do GEEP-Açungui: perguntou se precisa repassar algum royalty para a UIS no caso de conseguir patrocínios e como fazer para conseguir as etiquetas. José Ayrton respondeu que não está previsto esse tipo de repasse, que a UIS não pede isso, embora se o fizerem será “muito bem-vindo”. No caso do grupo desejar oferecer algum valor, José Ayrton sugeriu que o façam para a SBE;

● Clayton Lino, da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica da UNESCO: reforçou a importância do IYCK no sentido de fortalecer o tema caverna e carste em todas as localidades. Que o Brasil deveria aproveitar o ensejo para declarar por aqui o “Ano Nacional da Espeleologia”. Comentou sobre a grande interação vista em 2020 na forma virtual, fato jamais ocorrido. Citou pautas atuais na Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, inclusive uma pesquisa recente que apontou o número de 200 áreas que são Reserva da Biosfera da Unesco em todo o Mundo com a presença de cavernas;

● Allan Silas Calux, Presidente da SBE: em sua palavra de encerramento, ressaltou o desejo de fazer do Brasil um dos principais protagonistas no IYCK.

Enfim, o evento foi um sucesso e espera-se, a partir de agora, que a mobilização se intensifique e envolva toda a comunidade espeleológica brasileira em prol desse esforço mundial em defesa das cavernas e do carste.

Para rever o evento completo acesse: https://youtu.be/tIV7Mi8uxXA

Leave Comment